Pintura Hidrográfica - Dominando a Técnica

Veja exemplos práticos de Pintura Hidrográfica, aprenda e domine a técnica em poucas horas!

Quando se fala em Hidrografia estamos falando automaticamente de um dos ramos da geografia física no estudo de bacias hidrográficas da terra (mares, rios, oceanos). Curiosamente o planeta Terra tem 97% de sua formação composta de água com volume acima de 1 trilhão de metros cúbicos.

Como nós não estamos falando especificamente de bacias hidrográficas, estes dados ficam apenas como uma referência informativa para o tema principal deste texto. Vamos falar de Pintura Hidrográfica, uma técnica de pintura identificada por vários nomes: Water Transfer Printing, impressão por imersão, impressão de transferência de água, transferência de água e imagem, hidro imersão, impressão cúbica e até mesmo adesivagem hidrográfica.

Domine a Técnica de Pintura Hidrográfica em 4 horas

Há uma grande discussão a respeito do termo “Adesivagem Hidrográfica” onde na verdade o acontece não é uma adesivagem e sim a pintura em si, pressupõem-se que adesivagem permitirá a retirada da película que recobre uma superfície, na pintura hidrográfica isso não acontece, uma vez pintada a peça não há mais como retirar a tinta, somente com tratamento especial da peça para sua retirada.

O Processo de impressão por imersão é muito utilizado para decorar objetos que permitem mergulho em água, este objetos vão desde acessórios automotivos como rodas, pará-choques, retrovisores, painel, console, quadro de bicicleta e também objetos de decoração dos mais variados.

Na prática a, também chamada, pintura hidrográfica 3D acontece quando de prepara a peça a ser mergulhada com um revestimento que servirá de base para a tinta que será aplicada.

Feito isso a película com a pintura é posicionada na superfície da água e esta é pulverizada com  uma camada de ativador químico, que fará com o que a tinta se desprenda da película e fique pronta para se ligar a superfície do objeto que será mergulhado.

Uma das causas mais comuns na falha do processo de water transferi printing é a aplicação do ativador de forma incorreta, a aplicação deve ocorrer na medida certa, nem muito nem pouco.